Quando a maioria das pessoas pensam em animação na web, pensam em Flash, da Adobe. O Flash é atualmente o formato mais usado de gráficos vetoriais e animação na web hoje.
Outras soluções começam a ganhar espaço, como a Silverlight, da Microsoft.
Também na área do open source, tem o SVG. O formato padrão do editor vetorial Inkscape e Karbon14, bastante usado no GNU/Linux e que também são multiplataformas.
O SVG tem muitas semelhanças com o Flash, tais como:
- Ambos SVG e Flash (.Swf) são baseadas em vetor.
- Ambos os arquivos e SVG. Arquivos SWF podem ser animados.
- Ambos exigem atualmente plug-ins para ver as imagens. Contudo, navegadores de internet terão em breve a capacidade de visualização de SVG.
- Ambos SVG e arquivos. Swf pode ser focado e enquadrado.
- Ambos SVG e arquivos. Swf pode conter som (contudo, som não é atualmente parte das especificações do SVG).
- Ambos são programáveis, porém Flash Actionscript é proprietário. SVG pode ser programado com Javascript, Java Bindings e controles ActiveX.
- Ambos permitem hiperlinks.
- Ambos têm conectividade de dados.
Por que usar o SVG?
Uma coisa muito importante a observar: as apresentações interativas e animadas são apenas uma parte em SVG, mas a maioria em Flash. Flash é bem adequada para animação enquanto com SVG, você pode fazer mapas, impressão e publicação muito mais que não é muito boa suportado pelo Flash.
Vantagens distintas entre SVG e Flash:
O SVG é um formato aberto, gratuito e extensível – qualquer pessoa é bem-vinda para adicionar funcionalidades; já o Flash é controlada pela Adobe, você não pode estender o formato sem violar as suas patentes / copyright.
O SVG é fácil de texto simples e legível e de fácil editável pelo editor de texto simples. O Flash é em um formato binário, escondido da opinião pública e não “legível”.
O SVG é projetado para ser compatível com os pacotes de baixo custo, tais como PHP, XSLT, JSP e outros. O Flash necessita do caro Gerador Flash licença para a criação de grandes gráficos dinâmicos.
O SVG suporta Photoshop como filtro efeitos gráficos vetoriais. Flash não suporta efeitos de filtro.
True XML – SVG oferece todas as vantagens do XML:
- Interoperabilidade
- Internacionalização (suporte a Unicode)
- SVG mistura facilmente com o estabelecidos e emergentes Padrões XML, tais como: XHTML, XUL, MathML, XForms e outros
- SVG mistura facilmente com Web Services; enviar SVG diagramas ou animações através de mensagens SOAP ou criar gráfica do usuário de interfaces ricas para Web Services
- SVG é estilizados com CSS – a utilização de um único estilo linguagem para XHTML, XUL e SVG
- Fácil transformação através de XML Stylesheet Language Transformation (XSLT)
- Fácil manipulação por meio de APIs padrão, tais como o Document Object Model (DOM) API
- Animação com SMIL – use SVG docs em multimídia Apresentações SMIL para misturar gráficos vetoriais com áudio e vídeo
- SVG módulos – usar SVG Basic SVG Tiny ou em dispositivos móveis (celulares, palms, etc)
Fonte e adaptação: http://www.itk.ilstu.edu/faculty/javila/svg/SVG_overview/svg-vs-flash.htm
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O SVG é realmente mais legal que o Flash, até por que com ele podemos fugir do ActionScript, e usar Javascript.
O problema é o lado dos designers. Na empresa onde trabalho, eu já tentei passar um projeto do flash para Javascript, mas não tinha como tirar tudo o que já foi feito no flash e transformar em SVG. Refazer todo o trabalho é inviável, então não tivemos outra opção senão continuar no flash.
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Cara, eu adoro o SVG e o Inkscape, mas infelizmente não conheço uma ferramenta no mesmo nível do inkscape para produzir animações em SVG, sendo que o Inkscape não edita animações.
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Trialforce, javascriipt?
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Inkscape não edita animações… ainda! Isso já está sendo desenvolvido, mas os esforços estão concentrados do Synfig Studio, que faz animações em SVG.
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