Porque eu escolhi o Google+ (2)

Essa semana foi noticiado em vários meios de comunicação que o Google+ havia se tornado a 2ª rede social com mais usuários no mundo, como se pode conferir nesse compartihamento do site do jornal O Globo, na rede Google+.

Então dando uma breve folga nos meus estudos de História, achei válido retomar esse assunto. Porque, infelizmente, sou alvo de gozação por ter escolhido usar uma rede social – que é chamada ‘cidade fantasma’. Inclusive é nessa ‘cidade fantasma’, que fico muito bem informado das atualidades. Vejo acalorados e inteligentes debates. Onde eu posso desfrutar de informações culturais…

Pois bem, em agosto de 2011, logo após o lançamento do Google+, eu escrevia nesse blog o artigo: ‘Porque eu escolhi o Google+’. Lá eu já especulava que o Twitter seria o grande prejudicado, e não o Facebook, entre outros aspectos técnicos abordados, o porque dos meus seguidores no Google+, etc…

Acho interessante, nesse momento, um esclarecimento, sobre redes sociais como o Twitter e o Google+. Elas, em si, são voltadas para a informação. E é normal seguir um perfil de quem não se conheça, caso haja uma afinidade com o conteúdo postado pelo respectivo perfil.

Quanto a mim, em geral não sigo perfil de quem eu não conheço em redes sociais, e se caso passe a seguir o perfil de alguém, que não tenha uma origem de um local específico, o qual eu frequente, é tão somente pelo conteúdo do respectivo perfil ser da altura que eu gosto de ler.

A propósito essa prática acaba sendo uma forma de ter bom conteúdo na stream dessas duas redes, junto com umas boas ferramentas técnicas das mesmas. Inclusive, pode-se fazer uma rede com fins profissionais. Já o objetivo do Facebook, é outro: tão somente rede de relacionamento entre pessoas.

Infelizmente, hoje devido a faculdade, que estou cursando, precisei reativar a conta no Facebook. Lamentavelmente, a Universidade usa essa rede, também professores, alunos do mesmo curso, assim como fan-pages onde necessito de informações da área que estou estudando.

E minha opinião sobre aquilo lá, continua a mesma. Não gosto. Isso sem falar do péssimo conteúdo postado por lá, que diga-se de passagem o Facebook, não tem a menor culpa.

É claro que sites, que disponibilizem feed RSS, externos ao Facebook, não preciso seguir por essa rede, e sim por um outros agregador de feed, no meu caso o Google Reader.

Mas vamos ver até onde vai ser o crescimento do Google+, pois não bastasse esse recente fato, dele ter superado o Twitter, há notícias de o Facebook, vem perdendo usuários em muitos países. E se estão migrando para o Google+ não sei. Mas essa onda vai chegar ao Brasil.

Quanto aos fãs do Facebook, um recado: na Internet e nesse mundo da informática, já houve vários modismos. Além disso estamos vivendo um novo tempo de comunicação dos meios virtuais e suas respectivas máquinas.

Estamos vendo, proliferar smartphones, tablets, e-readers, ultrabooks, etc… Os computadores cada vez mais vão interagir virtualmente, se integrando ao que se chama: computação nas nuvens.

O que o Google, fez com relação ao Google+, foi agregar e está agregando seus vários serviços a essa rede; e a sua divisão de sistemas operacionais móveis: Android, Google ChromeOS, etc…

Também a Microsoft está vindo ai. Já criou sua rede social, a Socl. Igualmente, ao Google, a Microsoft conta com vários serviços, de qualidade, online: Microsoft Office, versão online; comunicador instantâneo com vídeo conferência: o Skype; buscador: Bing; serviço de armazenamento nas nuvens: Skydrive; serviço de email: Hotmail, etc…

Agora também, a Microsoft está se voltando para os dispositivos e sistemas móveis, com seu Windows Phone e Windows 8. Certamente, a Microsoft, vai integrar isso tudo a suas máquinas, como já fazem a Apple e o Google.

, , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

