Porque evitar escrever em letras maiúsculas na Internet

Com a popularização da Internet, sejam sites, blogs, microblogs, redes sociais, etc… Nos deparamos com algumas convenções da mesma que acabam sendo ignoradas por muitos usuários.

Especificamente sobre a necessidade de evitar escrever abusivamente com letras maiúsculas, elenquei 3 links que falam a respeito disso:

, , ,

  1. #1 por Regina de Paula em fevereiro 3, 2014 - 3:43 pm

    Senhores a forma de se escrever terá tanta importância assim, não interessaria mais as palavras… Verdadeiramente não estou a escutar eu sussurrar… Que poder auditivo tem para escutar tal desrespeito e ofensa e mais falta de ética verbal… Na minha percepção a falta de ética verbal se concentraria em escrever fatos mentirosos, manipular a escrita a favor de si ou de outros (principalmente quando se utilizando de escrita alheia), se utilizar de meias palavras, para não ter que dizer…
    Sempre escrevi assim, não me importo que as pessoas as utilizem, pois consegue ouvir o sussurro, deve ser da consciência de cada um…

  2. #2 por Regina de Paula em fevereiro 3, 2014 - 3:54 pm

    Prezados, hoje pela primeira vez vi algo do gênero GRITAR COM LETRA MAIÚSCULA (pasmada!!!), devia estar fora de tudo mesmo, porem, tenho apenas uma coisa a falar. Muitos se utilizam desta forma e não considero que estão gritando comigo. Me utilizo desta maneira, pois tenho 19 graus em uma vista e 14 em outra vista, portanto, quase cega e com uma doença progressiva. Nunca tinha ouvido isto, e vi que muitos não concordam, e principalmente que é muito utilizada.
    Hoje recebi um e-mail falando que agia de forma desrespeitosa, sem ética, foi ai que fui ver este assunto tão importante a alguns. Para muitos é errado, para muitos é correto e, sinceramente não acho que estão gritando comigo.

    • #3 por Pedro em julho 25, 2016 - 1:32 pm

      Muito apropriado seu comentário. Estamos acostumados a criar regras para tudo, mas os casos devem ser vistos na sua individualidade. A língua culta nos ordena seguir certos preceitos e cuidados, sem os quais, a comunicação se tornaria uma versão moderna da torre de Babel. Mas na linguagem coloquial, ficamos mais a vontade para nos expressarmos com simplicidade, sem, porém, atropelarmos os ditames da boa escrita.
      Falar que alguém está gritando só por escrever em maiúsculas, seria um erro se não levarmos em conta todo o contexto, como no caso da Sra. Regina de Paula, que sofre de problemas de vista fraca.
      Mais importante, porém, é darmos atenção a forma de escrita totalmente errada, sem nenhuma elegância, concordância ou pontuação, tão comum na internet.

Deixe uma resposta

