E o Orkut?

Durante um tempo e ainda hoje, o Orkut é uma porta de entrada de novos internautas brasileiros junto com a rede de mensageiro eletrônico MSN.

A rede social do Orkut, não se popularizou ao longo do mundo, mas num dos poucos países que isso aconteceu, o Brasil se tornou uma febre.

Lá fora reinava outras redes sociais, como o Myspace, que depois foi suplantado pelo Facebook no posto de líder mundial. Isso sem falar tantas outras redes sociais criadas. Recentemente, o Facebook vem ganhando um certo espaço no Brasil, tirando pessoas do Orkut. Não sei.

Só sei que a poderosa Google resolveu contra atacar, com a sua rede Google+ e umas recentes melhorias no Orkut, como lançamentos de comunidades, prêmios, entrevistas com artistas…

Tecnicamente, não sei se o Orkut é tão adaptável as novas tendências de outras redes. Mas tenho achado um pouco injusto, recente comentários jocosos ao Orkut. Como se estivéssemos nos esquecendo que já bebemos dessa água.

Reconheço, que a popularização do Orkut teve seu efeito negativo, sobre ele aqui no Brasil, aliado a certas características técnicas dele, que beneficiaram tal efeito – os famosos códigos javascript aceitos pelo Orkut, que acabem tendo um efeito maléficos para usuários que não sabem o que isso significa e usam deles na maior inocência, para presentear e agradar seus contatos na rede do Orkut.

Mas também é bom se destacar que os brasileiros produziram um conteúdo muito bom nas comunidades do Orkut, apesar das tantas comunidades e de seus conteúdos serem bem questionáveis em termos de qualidade.

Várias vezes indagado, se sairia do Orkut, disse que não. Primeiro, porque é a rede que todos os meus parentes e amigos pessoais usam; segundo é claro, ainda curto o conteúdo de certas comunidades.

Se o Orkut vai um dia acabar, não sei, mas prefiro não sair jogando pedra.

Hoje, minha rede social é somente a Google+, o que me facilita entrar no Orkut, pois ele, também, é do Google e o ogin é o mesmo.

O Facebook, até frequentei por um tempo, mas já deletei meu perfil lá, já que o Google+ me agradou em cheio, fora isso o Facebook, também apresenta certas chatices: toda hora sendo convidado para usar aplicativos toscos, jogos ridículos, pondo em risco a nossa própria segurança na Internet; e isso tudo numa interface horrível. E que pelo que ando sabendo, ficando cada vez mais tosca, e apresentando problemas técnicos de acesso e segurança.

Agora o mais engraçado disso, é que esse crescimento do Facebook, vai lhe custar a qualidade, que, eu acho que nunca teve. Sempre achei o serviço de busca dele, sofrível, só privilegiando o perfil do usuário e nada de conteúdo produzido pelo mesmo.

E por incrível que pareça, vejo que o Orkut anda se beneficiando disso. Sem falar o Google+, que vai de vento em popa, com inúmeras novidades em termos de redes sociais, num visual ótímo de navegar, com a qualidade já famosa de conteúdo do Google.

, ,

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: