A escrita está indo mal

Não sei se devemos atribuir tão somente a Internet, com seus chats (msn), redes sociais (Orkut, Twitter, Facebook…). Mas é bem desagradável, o péssimo nível da escrita do português, em todos os segmentos.

É verdade que sempre houve o modismo das gírias, mas em outros tempos os meios de comunicação não eram tão cheios de variedades e recursos. E até que ponto isso vem influenciando negativamente ou positivamente.

No tocante a essa parte de Internet, o qual eu participo muito, vejo com tristeza, e até com uma certa revolta, escritas em fóruns e em redes sociais, a ortografia e a redação serem muito mal tratadas. Ficando até difícil de entender o raciocínio do texto.

Não sou da área do magistério, mas tenho familiares e amigos, que o são e falam da mesma coisa. Mesmo na área técnica, sofremos com isso no nosso dia a dia, com relatórios, documentos, etc. são feitos com erros bisonhos.

E onde a na Internet podemos ver contribuições boas e ruins?

O blogs, creio serem boas soluções. Hoje é bem fácil se fazer e manter um blog e gratuitamente. Por isso, houve um grande crescimento no número de ‘blogueiros’. Com certeza, esse pessoal acaba se preocupando mais com a ortografia e a redação de suas postagens.

Mas são nas redes de chats, de microblogs e sociais que vemos as piores coisas.

Tais redes tem suas características técnicas, imediatismo para teclar, limitações de uso de caracteres, a impossibilidade de editar uma postagem feita, etc. Isso, tecnicamente, acaba sim influenciando, na causa desse mal, mesmo para quem prima por ter um zelo com a escrita.

Os chats: IRC, MSN, das redes sociais, os feitos em portais, etc. são imediatistas, por isso acaba se tornando comum o uso de abreviações – algumas até novas.

O microblog Twitter, adotou uma limitação de uso de 140 caracteres por mensagem, fato seguido por outros serviços de microblogs criados na esteira do sucesso do Twitter. Em geral suas ferramentas de edição de postagem, são bem limitadas, isto é, quando existem.

Nas redes socais, também achamos alguns obstáculos, por exemplo, no Orkut, há uma limitação de cerca de 1500 caracteres para ser usados em respostas de tópicos de comunidades; e não podendo ser editados depois de postados. No Facebook, rede social, mais popular no mundo e que vem crescendo no Brasil, não há limitaçẽos quanto a quantidade de caracteres, mas ainda falta a possibilidade de editar uma postagem feita. Recentemente, a Google lançou o Google+, que tem as suas peculiaridades, dentre suas características, existe a possibilidade de editar uma postagem já feita e não existe limites de caracteres por mensagens.

,

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: