Minhas impressões do Google Music

Seguindo as instruções publicadas no artigo Saiba como conseguir um convite para o Google Music, do site Tecmundo, consegui um convite para esse serviço e que chegou depois de alguns dias.

Ainda o site Tecmundo, faz uma análise sobre o Google Music, que recomendo a leitura – Análise: Google Music. Também achei um vídeo tutorial, que foi muito útil:

O Google Music, funciona para armazenar músicas nas nuvens, usando os servidores da Google e para enviar músicas é necessário a instalação de um software, o: Musica Manager.

Dentro do próprio Google Music, há uma página para baixar esse software, que está disponível para plataformas Windows, Mac e Linux (há instaladores para versões de 32 e 64 bits em pacotes .deb e .rpm).

Aqui foi a minha primeira surpresa negativa do Google Music. Notei exatamente o que o primeiro link informa, se setar a pasta padrão de músicas vai ser upload que não acaba mais…

Então é melhor escolher a pasta especifica e upar o conteúdo. E para minha surpresa, além do Google Music não permitir a escolha da faixa específica que queria upar, ele também cria uma limitação de que é preciso upar 10 arquivos no mínimo dentro de uma pasta.

Sinceramente, algo pouco personalizável, não me agrada.

Outra coisa obscura, no Google Music é se um arquivo poderá ser compartilhado. Isso aí me preocupa.

Uso bastante serviço de cloud computing, mas é algo pessoal, onde somente eu acesso os mesmos, e não compartilho, a não ser é claro que seja algo criado por mim.

Se, o Google Music, somente permitir o acesso limitado ao usuário da conta nos seus respectivos arquivos, pode ser positivo devido as características do produto, mas se tiver compartilhamento de arquivos, pelo pouco que entendo isso me parece divulgação ilegal de material.

Como ainda é uma versão beta, e a Google, está aos poucos liberando os tais convites, é bom aguardar, e também por vias das dúvidas evitar upar músicas que não tenham licenças livres.

E como indicação de músicas com licenças livres, para serem compartilhadas, o melhor site é o http://www.jamendo.com/br/.

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

