Linux Mint 11, virá com menos opções baseadas no Ubuntu

A partir do Linux Mint 11, apenas serão disponibilizados versões baseadas no Ubuntu, usando as interfaces: Gnome e LXDE.

Demais ambientes gráficos se juntarão aos que já existem no Linux Mint Debian Edition (LMDE) – rolling release: Gnome, XFCE, KDE e Fluxbox.

Fontes e leituras recomendadas:

, , ,

  1. #1 por Hilton Gil em setembro 3, 2011 - 9:43 am

    Eu acho essa mudança interessante. Penso que o Mint está buscando uma identidade própria, fugindo da ideia de “Ubuntu customizado”, se bem que nessa perspectiva nada impedirá que lhe seja atribuído o rótulo de “Debian customizado”. Na minha opinião a vantagem nessa mudança é a troca para o sistema rolling release. Apesar de representar um nível maior de dificuldade para o fornecimento de pacotes estáveis, ficando mais propenso a conflitos, não se pode disconsiderar que manter um sistema atualizado permanentemente é muito mais inteligente do que ficar reinstalando todo o SO a cada “x” meses. Além disso, por ter base no repositório testing os usuários poderão disfrutar de pacotes mais recentes digamos que com essas alterações ele passa a ser mais “bleding edge”. Uma distro que faz de maneira exemplar esse trabalho (rolling release + bleding edge) é o aptosid (ex sidux). Contudo, o aptosid vai um pouco mais além, pois se baseia nos repositórios sid do Debian. Já venho utilizando o aptosid a mais de um ano e não tive grandes problemas. O contraponto é que esse tipo de distribuição exige um pouco de atenção do usuário nas atualizações quando chega o período de grandes transições. Outro pequeno detalhe que o aptosid peca, sob o meu ponto de vista, é a harmonia estética da distro que vem com os ambientes gráficos (KDE e XFCE) default. Já a estética é um ponto alto do Linux Mint que sempre trata de criar um ambiente gráfico agradável aos olhos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: