Porque escolhi o Google+

Como todo brasileiro comecei a usar rede social pelo Orkut, depois criei contas em outras como o Myspace, o Facebook… para testar.

Fora os microblogs, o famoso Twitter, a versão open-source de microblog, o Identi.ca, entre outros também.

Por um tempo resolvi adotar o Facebook como rede social, mas no fundo sempre achei que lhe faltava algumas coisas, como: uma ferramenta de pesquisa melhor (a mesma direciona o tema da pesquisa a grupos, páginas, perfis…), nisso o Orkut é melhor, sua ferramenta de pesquisa direciona a tópicos dentros de grupos.

Nesse ponto o Twitter, supre, e muito bem, essa falta do Facebook. As pesquisas no Twitter são direcionadas a postagens dos usuários, e daí muita pode ser encontrada.

Sem falar no dinamismo do Twitter, entre outras coisas, como não precisar seguir alguém que te siga…

Também outras coisas que me desagrada no Facebook, são seu visual, particularmente, acho muito poluído e confuso, tanto que muito usuário do Orkut se sente confuso no Facebook.

Os irritantes convites para aplicativos do Facebook, conseguem superar a mesma coisa no Orkut. Infelizmente, aqui os usuários mais básicos, mal sabem do perigo que correm expondo-se a esses aplicativos, que sequer tem aval do Facebook.

Bom, enfim apesar de ter passado um (muito) breve período no Facebook, realmente ele nunca me convenceu, até preferia o Twitter, por conta de seu dinamismo de informação e conteúdo nas pesquisas.

Eis ai que surge o Google+ ou Google Plus.

Graças a minha frequência em fóruns, acabei criando uma rede de contatos, onde passei a conhecer e ser conhecido, e por conta disso consegui um convite para ingressar no Google+.

De início comentei com um desses amigos feitos em fóruns, que em si era mais uma rede social. Mas não é por essa afirmação que desmereço essa realização da Google.

Há coisas que precisam ser destacadas no Google+ e que estão gerando uma série de opiniões, debates, previsões, etc…

De cara não achei ele um ‘matador’ do Facebook, como foi tão propalado, notei sim um perigoso adversário para o Twitter. Pois em termos de conteúdo (entre outros itens) a Google, praticamente, domina a Internet, e colocou no Google+ itens que o tornam dinâmicos também. É uma mistura muito audaciosa e perigosa essa da Google.

Muitos já comentam exatamente isso, até com previsões sinistras para o Twitter.

Quanto ao Facebook, esse é uma rede social bem voltada para a interação pessoal, propriamente dita.

Pelo que vi do Google+, por hora o foco mais pessoal deixa algumas coisas em aberto. Tipo controle e lembrete de datas de aniversários dos contatos está sendo uma faltas.

Mas a Google está com muitos cuidados nesse projeto e vem se preocupando com aspectos que o Facebook, não investe tanto como o layout, os perfis (a Google está cuidando de perfis de personalidades, de empresas com muito zelo), etc…

Os famosos círculos do Google+ são interessantes, mas ainda é cedo para eu realmente falar de sua eficácia, mas sem dúvida supera a organização e privacidade de grupos em outras redes sociais, como o Myspace e o Facebook, que nesse ponto são iguais.

Por hora, não tem jogos, mas li que a Google pretende lançar algo de modo a ficar separado da timeline – isso será uma beleza para usuários que abominam joguinhos eletrônicos. Aquelas chatices dos nossos contatos nas nossas timelines do Orkut, Facebook são de irritar.

A API foi liberada recentemente, e ainda não temos tanta difusão da mesma, o que as vezes nos faz ter um trabalhão para postar, caso o Spark não ache.

Outra coisa que anda notando, é o maior número de extensões criadas para o Google+ somente para o uso no Google Chrome. O Firefox tá renegado ao 2º plano, a não ser que sua comunidade de desenvolvedores de extensões comecem a produzir na mesma intensidade que está havendo para o Google Chrome.

Enfim, estou muito contente em usar o Google+, até porque como uso muitos serviços do Google, ter tudo a mão, na barra do Google, a um simples clique me facilita muito; sem falar o visual mais limpo…

  1. #1 por Fábio Valinhos em agosto 10, 2011 - 3:32 pm

    eu perguntarei mais sobre suas impressoes com o tempo.

    73´s

  2. #2 por Lex Aleksandre em agosto 14, 2011 - 11:12 am

    Ricardo,
    Eu também estou em praticamente todas as redes sociais, mas as que mais utilizo são o Google Plus e Buzz. Mas estou torcendo pra uma rede social, no estilo microblog, totalmente open-source e utilizada apenas por usuários linux. Ela é a doode.com.br. Gostaria que você também participasse e até divulgasse. Por favor, aceite meu convite em http://doode.com.br/signup/invited:70e6191dea9bbf9cdaf13c3465d7b999
    Ateh!

  1. Porque eu escolhi o Google+ (2) « Informe Aberto

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: