Instalação do Linux Ubuntu pelo Wubi e seus problemas

Particularmente, não vejo com simpatia o instalação do GNU/Linux Ubuntu pelo Wubi dentro do Windows, inclusive já citei isso num post anterior: Conselhos para começar no Linux Ubuntu.

Recentemente, uma colega andou tendo problemas com o Ubuntu, instalado no seu PC, indagando o que poderia ser, perguntei, inclusive, sobre o uso da instalação do Ubuntu ter sido feita dentro do Windows, o Wubi.

Recebi uma resposta afirmativa.

Então na tentativa ajudá-la, andei pesquisando informações de melhor o fazer. Achei algo que lhe passei e passo aqui também a compartilhar.

Supondo, várias situações que podem ser causadas por esse tipo de instalação, tal como estar com problemas de acesso ao Ubuntu; querer aumentar a partição onde está o Ubuntu.

Como o problema em questão foi problemas de acesso ao Ubuntu, por conta da senha, uma das informações que mais me chamaram a atenção foi que o System Restore do Windows pode afetar uma instalação do Ubuntu via Wubi.

Acredito, que seja qual for o problema, a primeira coisa a fazer é tentar recuperar dados que o usuário tenha armazenado nessa instalação do Ubuntu.

Para tanto, sugiro uma dica muito prática, encontrada no Fórum Ubuntu Linux – PT, baixe e instale no Windows o programa: ext2explore 2.2.7.0, depois o arquivo disk dentro da pasta c:/ubuntu/disks/root.disk. Pegue os dados dessa pasta, e salve numa pasta dentro do Windows.

E para retirar o Ubuntu de modo seguro no Windows, não prejudicando este último, há uma excelente dica do André Gondim: Ubuntu no Windows 7, WUBI nele!!

Vá em, Iniciar > Painel de Controle > Adicionar ou Remover Programas, clique com o botão direito em desinstalar:

Imagem obtida na respectiva postagem do André Gondim

E depois:

Imagem obtida na respectiva postagem do André Gondim

Leitura recomendada: https://wiki.ubuntu.com/WubiGuide

,

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: