Consertando a falha do tema do Ubuntu 11.04 no Virtual Box

Quem optou por usar ou mesmo testar o Ubuntu 11.04 através de um virtualização dentro do seu sistema operacional, pode estar se deparando com problemas com a visualização do tema do Ubuntu 11.04 (tanto no Unity 3d, quanto no Unity 2d) ao utilizá-lo dentro do Virtual Box.

Então essa dica lhes poderá ser útil.

Mas antes de seguir é importante a instalação dos Dispositivos Adicionais para Convidados no Virtual Box, para tanto sugiro a visualização do post desse blog: Como aumentar o tamanho da janela do Ubuntu 10.10 virtualizado no VirtualBox.

Vale ressaltar, que essa dica é do amigo Alarcon, e estou reproduzindo a parte escrita descrita nesse tópico do Fórum Ubuntu Linux – PT, bem com a sua vídeo aula, encontrada no seu respectivo canal do Youtube.

Conforme o exemplo do vídeo ou mesmo no caso do tema principal usado no Ubuntu 11.04 estar apresentando problema, as primeiras medidas são matar o processo, reiniciar e restaurar o tema. Para tanto é preciso abrir o Terminal e digitar em cada linha de comando os seguinte:

killall gnome-settings-daemon <ENTER>
gnome-settings-daemon <ENTER>
nautilus -q <ENTER>

Mas para se evitar fazer isso toda vez que iniciar o Ubuntu 11.04 pelo Virtual Box, o Alarcon criou um script muito útil para resolver de vez esse pequeno contra tempo.

  • Abra sua pasta pessoal (/home) e lá crie um pasta chamada .bin (ponto é para dizer que será oculta).
  • Dentro dessa pasta clique com o botão direito do mouse dentro da pasta e siga no Menu > Criar Documento > Arquivo vazio.
  • Abra o Arquivo: clicando no mesmo com o botão direito do mouse e selecione a opção Abrir com > Gedit.
  • Dentro do Gedit, coloque, exatamente, esse conteúdo:

#!/bin/sh

sleep 18

killall gnome-settings-daemon

gnome-settings-daemon

nautilus -q

exit 0

  • Salve o arquivo como tema_unity.
  • depois clique com o botão direito do mouse sobre este Arquivo e vá em Propriedades e siga para a aba Permissão, lá habilite a opção de permitir a execução como um programa.
  • Depois pelo Lançador do Ubuntu 11.04, siga para Aplicativos > Aplicativos de Sessão (ou na Bandeja, localize Configuração do Sistema) e na janela que abrir clique em adicionar e em nome coloque: Tema_normal e em comando coloque o caminho do script: /home/nome-do-usuário/.bin/tema_unity.

Obs.: No script acima, o tempo sleep 18, pode ser alterado para outro valor abaixo ou acima de 18, pois esse foi o tempo sugerido na autoria do vídeo, tomado como parametro dessa dica.

Pronto, as próximas inicializações do Ubuntu 11.04 pelo Virtual Box, não haverá mais esse problema com o tema padrão.

,

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: