Dando umas dicas para novos blogueiros

Recentemente, uma amiga resolveu entrar no mundo dos blogueiros, vendo o seu blog, me adicionei como seguidor do mesmo.

Então ela me ligou, e trocamos umas idéias sobre blogs.

Como já, disse aqui nesse blog, não sou e nem pretendo ser especialista em web, mas como sou um ávido por tecnologia, acabo aprendendo alguma coisas, no meio tempo disponível com as muitas leituras que faço.

Aqui mesmo, já postei alguma coisa sobre blogs e sites, conforme pode ser conferido na Nuvem de tags deste blog (basta clicar na palavra blog).

Mas vou abordar aqui sobre o espaçamento que um usuário tem disponível por servidores de blogs e sites, que disponibilizam tal serviço gratuitamente.

Por exemplo, o Blogger ou Blogspot, da Google, de acordo com sua página de Ajuda Quais são os limites da minha conta do Blogger? – afirma não haver limites para o número de postagens que se pode ter em um blog. Mas há outros pontos muito importante a serem observados, nessa página de Ajuda do Blogger e sua leitura é indispensável.

Outra popular plataforma de blogs gratuitos, o WordPress.com oferece 3GB de espaço livre.

Enfim, tais informações técnicas são são importantes e devem ser aprendidas com o passar do tempo, principalmente quando nos deparamos com problemas que possam afetar nos blogs e sites, mas felizmente a Internet dispõem de inúmeras dicas.

Então, afim de diminuir o tamanho de nossos blogs, para ficarmos dentro dos limites impostos pelo esse ou aquele serviço, assim como também tornar nosso blog mais rápido de ser carregado. Vou dispor aqui algumas coisas que aprendi.

Uma boa prática é usar imagens linkadas de outros endereços na Internet, isso diminui e muito o gasto do espaço do servidor do blog que usamos, fora que o processamento de imagens é feito por links fora, isso também agiliza a velocidade do blog.

Há sites de imagem que, andam disponibilizando 10GB de espaço para armazenar imagens, organizando em galerias (privadas ou não), editando, configurando tamanho das mesmas e tudo isso online. Mas cuidado com o conteúdo dessas imagens e o copyright, tais sites são muitos severos quanto ao rigor de suas regras para isso. Uma prática saudável é ler as regras do mesmo, antes de mais nada.

Atualmente, tenho gostado muito do Photobucket esse site anda disponibilizando 10GB Free para cada usuário, e tem todas as características supracitadas. Veja nesse excelente Tutorial do Photobucket, como se registrar no site e facilmente upar imagens (do computador ou da URL de outro site) e postar em seu blog e/ou fórum que participe.

Também o uso excessivo de perdulicários (globinho girando, animalzinho dando cambalhotas…), principalmente externos, códigos de programação javascript entre outras é bom ser visto com cuidado para não afetar a velocidade do blog, consumo de processador por parte dos leitores do blog, etc… Use os Testadores de velocidades de blogs e sites para conferir.

No mais um beijo Rosi, esse post foi para você.

  1. #1 por paulo cesar em maio 15, 2011 - 4:56 am

    Muito interesante e instrutiva,gostei muito das dicas e seguirei com certeza obrigado amigo, abraços.

  2. #2 por Rosi em maio 16, 2011 - 1:20 pm

    Obrigado grande amigo, as dicas vão me ajudar bastante. bjkass

  3. #3 por Cláudia Boechat em junho 8, 2011 - 4:06 pm

    Estou com 2 problemas no Blogger:

    1) Gostaria que aparecessem postagens de, no mínimo, 2 dias na página principal. Isso acontecia, mas não rola mais. Dizem que há um limite de 1 Mega, mas fico bem abaixo disso… Sabe se tem um jeito de resolver. Lá ninguém me responde.

    2) Onde colo o código HTM para usar o Google Analytics? Em que campo do meu blog?

    • #4 por Ricardo Jorge em junho 8, 2011 - 4:21 pm

      oi Claudia, o item nº 1 eu ñ faço idéia, mas o nº 2, acredito uma olhada na Ajuda do Google Analytics pode te esclarecer isso, em relação ao Blogger.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: