E a Microsoft comprou o Skype

Motivações para essa compra é que não faltaram, principalmente, pelo lado da telefonia móvel e do futuro sucesso dos tablets, baseados nos sistemas móveis.

Mas, particularmente, essa notícia me lembrou o que houve quando a Google comprou o Gizmo. E como se pode ver o serviço foi descontinuado em 3 de abril de 2011.

A Microsoft já tem o famoso MSN, mas o protocolo dessa rede não consegue obter a mesma qualidade para o uso de aúdio e vídeo conseguido no Skype e outros protocolos criados para o uso no VOIP.

Coincidentemente, me lembrei e cabe aqui mencionar o excelente artigo: A internet de ontem e de hoje, produzido pelo colega JeffersonX, do Fórum Ubuntu Linux – PT, no blog de sua autoria.

Interessante, que ele lá fala de que foi o ICQ, o grande precursor da popularização desses programas de mensagem eletrônica – os IM, pouco depois sendo superado em número do usuário pelo MSN.

E nesse segmento tantos outros programas e e protocolos foram surgindo.

E a Google não ficou fora disso, lançou o excelente Gtlak, que tanto pode ser usado por um software, como dentro do Gmail e Orkut, por seus respectivos usuários.

A Google baseu seu mensageiro eletrônico no protocolo aberto XMPP, criado inicialmente como Jabber.

E graças a influência da Google, esse protocolo ganhou muitas melhorias, foi implantado o suporte a áudio e vídeo – o uso de webam, microfone nele são possíveis. E com uma qualidade bem considerável, bem próxima ao que se vê no VOIP pelo Skype. Nesse ponto o protocolo da rede MSN, deixa a desejar, pois ele nativamente não foi projetado para o suporte a áudio e vídeo. É bem verdade, que a Microsoft consegui contornar esse problema e também oferecer aos usuários de sua rede MSN o suporte a áudio e vídeo, mas infelizmente, nota-se que a qualidade técnica é inferior ao VOIP e ao XMPP.

Também o Facebook, aderiu seu suporte de chat ao XMPP, no seu: Bate-papo do Facebook.

A liderança do MSN, é muito grande, mas não se pode negar, também, a quantidade de usuários do Facebook e do Gmail. E ter tais serviços se intercomunicando entre si, pode ser bem interessante.

Mas não é só o Google e Facebook, que usam o XMPP, o Jabber continua ativo; também a plataforma de blog e sites WordPress, usa; o serviço de microblog open source Identi.ca, aceita postagens via XMPP; aplicativos IM do Mac. Enfim, muitos outros serviços usam o XMPP.

A princípio, até a autoria desse post, acho que ainda não é possível comunicar-se entre Gmail e Facebook (a não ser a existência de um meio alternativo), mas entre Gmail/Gtalk e outros serviços que usam o XMPP, essa comunicação é sim possível, inclusive se usando o suporte de áudio e vídeo.

, , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: