Permanecer ou não nas versões de longa duração do Ubuntu?

A distribuição GNU/Linux Ubuntu tem um ciclo de lançamento de novas versões semestralmente, onde a cada dois anos há o lançamento de uma versão LTS – Long Term Support.

O suporte a de cada versão é de 18 meses estações de trabalho (desktop) para servidores; e as para as versões LTS é de 3 anos para estações de trabalho (desktop) e 5 anos para versões de servidores.

É bom frisar que a Canonial, empresa responsável pelo Ubuntu, seta muito de seus produtos informativos para as versões LTS, como: cursos, apostilas… Por exemplo, como se pode ver: Ubuntu Manual Project e a sua versão traduzida para o português: Manual do Ubuntu 10.04LTS.

É claro, que o envolvimento de muitos com o Ubuntu, o fazem a trocar a cada 6 meses de versão, buscando as novidades e, também, conforme for ajudando o projeto.

Mas e as versões LTS, podem ser relegadas?

Eu penso que não, e acho que isso depende, e muito do perfil de cada usuário e seu objetivo.

Vou aqui deixar, a minha opinião.

Particularmente, prefiro o estabilidade de um sistema operacional a novidades, perfumarias… Por isso, tenho uma predileção por usar as versões LTS, que a cada tempo ficam mais estabilizadas, contando com um suporte como um todo muito considerável…

O que não quer dizer, que eu não experimente essas versões intercaladas do Ubuntu as versões LTS, aqui por exemplo, faço uso do Virtual Box, para isso. Mas sei que muitos usuários, fazem isso em instalações físicas num HD interno e/ou externo.

Penso, que dessa forma também, mantenho minha contribuição ao Ubuntu, tanto nas novas versões, quanto na versão LTS em atividade.

E quanto a recomendar a um novo usuário, qual versão usar do Ubuntu, em primeiro procuro saber qual é o perfil, o uso, entre outras situações de um futuro usuário do GNU/Linux Ubuntu, mas em si, prefiro indicar a versão LTS.

Fontes:

,

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: