Ubuntu e o Gnome, fim de uma parceria?

Ainda falando do papo que tive com meu amigo do fórum do Ubuntu, falavamos da parceria entre Ubuntu e Gnome. 

Ele defendeu a tese de que o Unity, é uma sacada intermediária ao Gnome-shell e que quando o Gnome3 tivesse mais estável o Ubuntu se voltaria de novo a usar como padrão o Gnome.

Quem sou eu para questionar meu amigo, usuário de longa data de Linux, e profundo conhecedor desse sistema operacional e meandros de códigos de linhas de software livre.

Mas depois, fiquei pensando no caso e juntando algumas leituras que costumo fazer, sobre esse tema apaixonante que é o mundo da informática, meu hobby preferido por sinal.

O Unity, a nova interface padrão do Ubuntu, a vir a partir da versão 11.04, será baseada no Qt, isso me faz lembrar a leitura de um link no meu Google Reader, sobre o Ubuntu começar a ter liberdade de usar os softwares que melhor convier, independente de serem desenvolvidos em GTK, ferramanta base do Gnome e do Qt, ferrmenta base do KDE.

Tanto que para isso, fala-se na substituição do cliente de email Evolution, que faz parte do pacote da interface do Gnome, pelo Thunderbird, esse feito também em GTK, mas sem vínculo com a Fundação Gnome.

É difícil de supor que a Canonical, empresa por detrás do Ubuntu, vá se meter numa aventura para depois voltar. Estou achando que o ciclo padrão do Gnome no Ubuntu se acabou, quem quiser usar o Gnome no Ubuntu, vai sim poder usar, mas tem que contar que ele não será mais o padrão dessa distribuição de Linux.

Será o caso, mais ou menos para quem gosta de usar o KDE no Ubuntu, há o Kubuntu e outros sabores, que apesar de não deixarem de ser bons, não tem a mesma atenção do padrão do Ubuntu.

Também pensei e quanto as outras grandes distribuições Linux, li inicialmente que a Fedora iria se juntar ao Ubuntu no Unity, mas isso já se acabaou, eles já chegam ao mercado na sua próxima versão final apostando no Gnome3/Gnome-shell. O OpenSuse também soltou um liveCD demonstrativo e instálavel do Gnome3. No Mandriva o padrão sempre foi e seguirá sendo o KDE.

Mas e o Debian, a distribuição mãe de muitas distribuições, inclusive o Ubuntu, com suas filosofias conservadoras de estabilidade. Eles acabaram de finalizar a versão 6.0, a Squeeze – e só nessa versão é que vem a versão do KDE4, mais precisamante a versão KDE 4.4.5, a mesma do Kubuntu 10.04LTS, enquanto já rola por aí em várias outras distribuições o KDE 4.6, esse sim pelo que vi maduro o bastante para ser usado.

Nas minhas recentes experiências com o Debian, observo que ele até dispões mais, oficialmente, que o Ubuntu, de versões dos mais diversos ambientes gráficos usados no Linux: Gnome, KDE, XFCE, LXDE. Que ele vai adotar o Gnome3, isso não há dúvida, mas quando a mesma se encontrar devidamente apta a manter o equilíbrio, de sua versão final.

E o Unity, vai fazer parte da interfaces também distribuídas junto com o Debian? Não sei! Apenas uma opinião de um leigo entusiasta. Da mesma maneira que o Gnome3, quando estiver pronta é possível, ter mais esse sabor do Debian.

O Ubuntu, tem uma certa dependência do Debian, e também oferece abrigo para desenvolvimento do Debian no seu Launchpad. E interessante, também, é que o site de ajuda Debian Q&A oferece suporte de OpenId a contas do Launchpad.

, ,

  1. #1 por Fábio de A. Vilalba em março 12, 2011 - 7:26 am

    confesso que eu gostei bastante do visu do unity.

    muito legal o texto ricardo. expos a situação que se encontra o ubu.

    mas e vc?? o que vc acha?? vai para o debian de vez ou nao?? curtiu o unity?

    valeu.
    73 55

    • #2 por Ricardo Jorge em março 12, 2011 - 8:20 am

      Fabio, entre os dois, acho o Unity, menos ruim, veja uns testes que andei fazendo no gimp: AQUI. A princípio os 2 ñ parecem ser bons ambientes p/ trabalhos gráficos. Mas isso foi só a 1ª impressão. Qdo sair o Ubuntu 11.04, vou instalar e até pretendo mostrar a alguns amigos, usuários básicos, quero fazer um teste. Aquele dock é legal, mas a troca do menu superior é que me preocupa.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: