Para que e por que se ter um blog ou site

O advento e cada vez mais a popularização da Internet, criaram a possibilidade de compartilhar idéias e opiniões… Seja em blogs, sites, redes sociais, microblogs…

E como meu hobby preferido é informática, acabei por fazer um blog – Informe Aberto, para aprender e compartilhar meus aprendizados, principalmanete, no uso do Linux e do sofware livre.

Pesquisando por serviços de blogs gratuito, começei a brincadeira, usando a plataforma de blog – Blogger, da Google. Colegas, me falaram muito do WordPress, o qual passei a usar.

Ambos são muito bons, mas acho que o Blogger, mas fácil para iniciantes, sem falar, que conta com as vantagens dos servidores da Goggle, se poder usar a conta do Google (Gmail, por exemplo) para acessar. Alias, esse foi meu principal motivo de ter migrado para o WordPress, manter minha conta do Google, mas protegida, pois precisamos ser precavidos com a segurança na Internet, e não adianta deixar tudo na mão de uma empresa, mesmo sendo a poderosa Google. Temos por obrigação que fazer a nossa parte.

O WordPress.com é um serviço baseado numa plataforma de código livre, e que seus desenvolvedores também oferecem a mesma plataforma e vários serviços pagos. Por ser  código livre, novidades acabem sendo mais rápidas no WordPress que no Blogger, como por exemplo temas, widgets… Mas em termos de servidor o Blogger é melhor, o WordPress as vezes dá umas travadas e sequer carrega, um problema bem chato. Outra característica do WordPress.com é não permitir a execução de javascript, assim ficamos privados de poder adicionar certas coisas num blog hospedado nessa plataforma. Já a modalidade paga do WordPress permite.

Nas minhas pesquisas, conheci, também, como plataformas de blogs, que me chamaram a atenção o Posterous e o Thumblr. Enquanto o Thumblr, mescla característica de microblog, o Posterous, é mais tradicional, apesar de ter lançado recentemente um serviço de Grupos, um tanto nesse sentido, mas que ainda não explorei para falar sobre o mesmo.

Ambos, assim como o WordPress.com tem possibilidade de compartilhar postagens para redes sociais, etc… No Blogger, ainda pelo que sei é preciso recorrer a ferramentas externas, expondo a senha do Google, sabe se lá onde.

O Posterous, anda muito bem falado ultimamente, a facilidade de se postar por ele por email é muito elogiada – os demais também possuem essa modalidade de postagem, sendo que junto com o Blogger, são os mais práticos de uso para esse fim; haja visto que o Blogger é integrado ao Google Docs, assim como o Posterous. Por exemplo, enquanto o WordPress.com, ainda não permite a execução de javascript, fica impossibilitado a postagem de slides de apresentações do Google Docs, com o Blogger e o Posterous, isso não é problema.

Em comparação ao Thumblr, ele vem ganhando nos mais diversos links que se encontrar sobre os dois, mas vale ressaltar que o Thumblr é muito interessante, talvez mais confuso de se entender inicialmente a postagem, porem há diferenças entre eles, que é bom o usuário analisar, antes de uma escolha.

Tanto o Posterous, como o Thumblr, se mostraram mais estáveis de serem acessados que o WordPress.com – não percebi as tais travadas supracitadas.

Sobre sites, gostei muito das plataformas gratuitas: Weebly e do Yola.

Acho que para entender mais sobre a diferença entre blog e site, uma boa pesquisa vem a calhar. Por aqui, uma das coisas que pesquisei foi que sites, podem ser mais adequados para produtos, empresas, por terem informações mais estáticas. Já o blog é como uma forma de diário para compartilhar pensamentos, etc…

Interessante no Weebly e no Yola, é eles terem um blog dentro do site que o usuário mantém, como se fosse uma página dentro do site.

Então, qual escolher, site ou blog? Qual plataforma? Aqui não tem jeito, vai depender do perfil do usuário e a finalidade que precise dar a tal iniciativa.

Vou dar a minha opinião. Para blog, escolheria o WordPress.com, seguido do Posterous e depois o Blogger. Para sites: Weebly.

, , , , , , ,

  1. #1 por Fábio de A. Vilalba em fevereiro 19, 2011 - 9:06 am

    Show ricardo.

    tirará dúvidas de alguns que esbarrarem nessa questao.

    73’s

  1. Tweets that mention Para que e por que se ter um blog ou site « Informe Aberto -- Topsy.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: