Juntando arquivos de vídeo no Ubuntu

Esses dias me deparei com um vídeo baixado da internet em arquivo .avi e que vinha separado. Como não sou muito experiente em questões de multimídia envolvendo computador, lá fui eu ver como poderia juntar esses vídeos no sistema operacional que uso, o Linux (Ubuntu 10.04LTS).

Encontrei várias alternativas, pelo comando de linha cat, e por programas como o Mencorder e o lxSplit, similar ao HJsplit nativo do Windows©, que une e divide arquivos. Fiquei preocupado com o tempo para executar tal tarefa e acabei arriscando pelo comando cat.

Por incrível que pareça, vejo muita gente criticando o Linux por causa do uso da linha de comando, até concordo em termos, por ficar procurando e digitando vários códigos realmente não é para muitos usuários.

Mas também é bom ressaltar a velocidade e baixa exigência que programas ou comandos do Terminal causam na performance do sistema. E para coisas assim prefiro mesmo o uso do Terminal.

Voltando, tendo preferido usar o comando de linha cat pelo Terminal, fui a preparar a sintaxe dele, mediante aos estudos que precisei fazer:

cat nome-do-arquivo.avi.* > nome-do-arquivofinal.avi
Onde (*) são as numerações de todos os arquivos a serem unidos.

Explicando o método:

  • Coloque todos os respectivos arquivos numa mesma pasta
  • Verifique se todos tem o mesmo prefixo do nome seguido .avi.001 (a extensão final deve ser parecida com essa, mas somente mudando a numeração do arquivo)
  • Abra o Terminal na mesma pasta. Aqui, recomendo a leitura: Abrir pasta no terminal do Ubuntu. Aplique a sintaxe do comando, conforme são os arquivos a serem unidos.

Aqui foram dois arquivos de vídeos de cerca de 700MB cada um, e o processo se deu bem rápido.

Como foi a primeira vez que fiz isso fiquei imensamente surpreso com a praticicidade e velocidade da execução desse processo.

Fontes:

, ,

  1. #1 por Prentici Rosa da Silva em outubro 24, 2011 - 6:49 pm

    Olá!
    De mais de uma dúzia de tutoriais que consultei em relação a juntar arquivos através do comando cat, com certeza esse foi o melhor! Por que? Simplesmente porque todos os outros falavam diretamente dos comandos, sem instruir que a pasta devia ser aberta pelo terminal. Desconfiava que tinha que fazer isso, mas como todas as explicações não tocavam no assunto, tentei muitas vezes antes de encontrar o tutorial de vocês.
    Parabéns e obrigado!
    Prentici, Curitiba/PR

  1. Tweets that mention Juntando arquivos de vídeo no Ubuntu « Informe Aberto -- Topsy.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: