HDs virtuais, uma forma de guardar arquivos nas nuvens

Cada dia melhora modos de acessar a Internet, assim como também sua velocidade. Com isso novos hábitos começam a aparecer.

E dentre tantos serviços que são oferecidos online, tem os HDs virtuais. Algo muito prático, para guardar e até compartilhar os mais diversos arquivos: fotos, músicas, vídeos…

O mais famoso de todos é o Dropbox, que oferece 2GB de armazenamento livre. Além de ter opção para uso, instalado como online.

Similares a ele, existem vários, uns que precisam serem instalados, outros não; que permitem compartilhamento de arquivos ou não; que fazem sincronia de dados ou não.

Particularmente, eu tenho preferência pelos serviços que possam ser usados completamente online, sem necessitar baixar e instalar nada.

Aqui uso o Dropbox assim, juntamente com o UbuntuOne, como esse vem instalado por padrão no GNU/Linux Ubuntu – sistema operacional, é esse que eu uso, deixando por conta dele as sincronizações que preciso fazer.

O SkyDrive, serviço da Microsoft, oferece armazenamento de 25GB, basta somente ter um cadastro na rede MSN Live.

Dando uma pesquisada na Internet, encontramos vários serviços de Cloud Sorage Free, e de acordo com meu gosto, andei testando:

O Wuala funciona através do Java, e se integrou muito bem ao ambiente Gnome, padrão usado pelo Ubuntu. Ele fornece 1GB de armazenamento livre, mas que pode ser aumentado, como pode ser visto AQUI. O ponto forte dele é a exibição dos arquivos em formato de galeria como estamos acostumados nos navegadores de arquivos de sistemas operacionais, isto é, seja no Windows Explorer, do Windows ou no Nautilus, do Gnome (Ubuntu), etc… Existem outras funções no Wuala, que o tornam, um excelente serviço, e que vem em várias línguas, inclusive o português.

Já o Uploadingit, oferece surpreendentemente: 20GB. É um serviço bem simples, como uma interface que lembra o Dropbox, e pode ser usado online. Ele também funciona sem necessitar o login, como como hosting para arquivos: jpeg, jpg, png, gif, bmp, mp3, txt, avi, wmv, mpg, mpeg, doc, zip. Fazendo o login, além dos 20GB livres para armazenar dados, ele disponibiliza várias boas funções, como de adicionar senhas a arquivos, animações de galeria, compactação, execução de mp3, etc…

Faça um tour

O Wingedbox, também é outro que gosto muito, este oferece 4GB de armazenamento livre, compartilha arquivos nas redes sociais, executa arquivos mp3. Tem suporte em português.

Veja o vídeo oficial

Quanto ao Binfire, este oferece 10Gb livres para armazenar arquivos, mas o ponto fraco dele é exatamente o upload, exatamente como SkyDrive, da Microsoft. No mais, entre seus serviços há o compartilhamento, uma boa tela de navegação de arquivos.

Bem no finalzinho de quando estava escrevendo esse post, achei o Goaruna, um serviço bem agradável pelo visto, que oferece 2GB, com upload de vários arquivos ao mesmo tempo, um excelente navegador e visualizador de arquivos. Taí gostei bastante. Acho que dessa lista o colocaria em preferência depois do Waula.

Sobre a Segurança em armazenamento online e compartilhamento de HD, é um tópico do fórum do Ubuntu-PT, que recomendo a leitura. Nota-se que a criptografia de dados pode ou não ser feita por esses serviços; ou então o usuário optar por criptografar ou compactar com senhas os dados antes de subir o arquivo para esses serviços de cloud computing.

, , ,

  1. #1 por hiltongil em março 10, 2012 - 11:28 am

    Tem também o minus inclusive tem aplicativo para linux. Recomendo. Acho que a capacidade é de 10gb

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: