A praticidade de guardar os Favoritos na Internet

Hoje, com a Internet mais presente em todos os lugares, e cada vez nos tornando mais dependentes dela, é bom contarmos com facilidades que nos são oferecidas, principalmente, quando estamos distantes de nossos computadores pessoais.
Uma dessas utilidades é possibilidades de dispor da lista dos nossos sites favoritos em qualquer lugar, que estejamos conectados a Internet.
Existem possibilidades para isso, são elas, os sincronizadores de favoritos e os compartilhadores de favoritos (social bookmarks), etc…

O Google, tem um serviço de sincronização de favoritos no seu navegador de Internet, Google Chrome; mas esse serviço da Google pode também ser acessado por outros navegadores se usando respectivas extensões para tais navegadores.

Durante, muito tempo usei e ainda uso o excelente Xmaks. O que acho muito legal nesse sincronizador de favoritos é sua possibilidade de ter o menu de favoritos devidamente sempre conforme a preferência do usuário. Além, disso, os desenvolvedores dele sempre estão investindo em eficazes características.
Tem uma coisa que gostaria de comentar, quanto mais fica extenso a lista de favoritos, mais lento vai ser as transferências entre computador e servidor, vice-versa; é claro contando com isso a velocidade de acesso a Internet usada.

Ainda assim, eu acho o Xmaks, superior ao sincronizador da Google.

Bom, devido a essa característica supracitada, me lembrei de uma conta antiga que tinha no Del.icio.us, no tempo que ainda não era da Yahoo, pois hoje para se fazer uma conta no Del.icio.us é preciso se ter uma conta no Yahoo.

O Del.icio.us é um social bookmark. Esse serviço não é um sincronizador e sim um organizador de favoritos através de tags (marcadores). Veja mais sobre:

Um bom histórico sobre o Del.icio.us, pode ser visto em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Delicious
Sem dúvida , ele é o social bookmark mais popular da Internet. Muitos serviços da Internet, disponibilizam conexão com o Del.icio.us, dentre eles o WordPress.com, Youtube, etc. Há possibilidade de compartilhar com outros usuários do Del.icio.us, enviar links para o Twitter, editar tags, marcar links como privados (assim tais tags só ficam visíveis somente, caso o usuário esteja conectado a sua respectiva conta); a excelente ferramenta Subscriptions é fantástica – aí se vê o poder da grande popularidade do Del.icio.us.

Mas, segundo certos comentários, o Del.icio.us, anda meio parado em lançar novidades. Mas para meu uso está sendo muito satisfatório. Mas notei o seguinte, parece que o serviço de criador de blogs da Google, o Blogger, não está aceitando badges originais do site Del.icio.us. Será que porque é coisa entre rivais Google e Yahoo, com essa agora tão unida a Microsoft? Também a criação de contas somente para usuários do Yahoo, é um incomodo a ser considerado.

Um tanto preocupado, passei a testar alguns outros serviços de social bookmark, e entre eles gostei muito do Diigo, e que vem sendo muito bem falado em diversos links do Google, como por exemplo esses que fazem uma comparação entre o Diigo e o Del.icio.us:

Serviço com caraterísticas muito parecidas com o Del.icio.us, como compartilhar com outros usuários do Diigo, a marcação de links como privados, enviar links para o Twitter (aqui somente via a instalação de barra de tarefas em navegadores).

No site do Diigo, há a informação que é ainda um serviço considerado beta, mas pelo que vi e li em várias blogs, ele é um adversário bem a altura do Del.icio.us. Algumas características sequer são encontradas no Del.icio.us, como perfil de usuário com muito mais recursos – descrever informações sobre o usuário, poder adicionar perfis do Twitter, Facebook, Linkedin, entre outros; adição de imagens, notas; integração a IPhone, IPad, Android; participar de grupos, comunidades; salvar diretamente para o Del.icio.us; badges, que funcionam perfeitamente ao Blogger, um bom trabalho com as tags, a ferramenta Diigolet – muito superior a similar do Del.icio.us; se pode seguir um usuário pela Network; prewiew de sites; etc.

Uma conta pode ser facilmente criada no Diigo, independentemente ou até se usar uma conta que seja OpenId.

Acho o Del.icio.us, ainda levemente superior, principalmente por sua popularidade, mais fácil envio de links para o Twitter, mas o Diigo é uma grande alternativa para quem não tem ou quer fazer uma conta no Yahoo, além dele vir sendo aperfeiçoado num ritmo mais veloz que o Del.icio.us, hoje em dia, conforme os comentários encontrados na Internet; e já contando com suporte a novas tecnologias encontradas no mercado.

Ainda estou usando o Xmaks, por conta da organização da minha quantidade de links favoritos, mas definitivamente os social bookmark ganharam minha preferência. E tenho testado o Diigo, como principal ferramenta, mas também sem abandonar o Del.icio.us. Mas o Diigo é sem dúvida uma grata surpresa.

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: