Fazendo um upgrade no meu desktop

Depois de uns 5 anos meu desktop começou a perder a vida, lá se foi minha pl. de vídeo.

Hoje, como usuário Linux, além de programas e protocolos de código livre, resolvi montar uma plataforma numa arquitetura tudo Intel.

Aqui vale, um comentário, desde que me tornei usuário Linux, aprendi que as melhores arquiteturas para o Linux ter um desempenho pleno são as baseadas em chipset de placa mãe e placas de vídeo: Intel e Nvidia, sendo que ultimamente também as placas de vídeos da ATI, passaram a atender satisfatoriamente o Linux.

Infelizmente, quem quer ser usuário de Linux tem que preferir hardwares de empresas que tenham alguma lembrança desse mercado de consumidor, que apesar de ser pequeno ainda, em torno de 1,3% de usuários no mundo, esse percentual vem crescendo, nesses últimos 5 anos, muito graças ao impacto causado pela distribuição Linux Ubuntu, da Canonical.

Mas voltando ao tema deste post, me ocorreu me fato bem interessante quando fui comprar a placa mãe (já previamente escolhida), no caso uma GIGABYTE GA-G31M-ES2L, comprada num conceituado shopping de informática do Rio de Janeiro. O vendedor me perguntou para qual sistema operacional ela seria usada, respondi que somente Linux, seria instalado no computador, e ele confirmou que não haveria problema algum em usar Linux nessa placa mãe.

Como estão vendo, o Linux, não está tão impopular quanto foi a tempos atrás. Isso é bom como um todo, pois assim, não só fabricantes de hardware, mas também teremos uma melhoria na qualidade e quantidade de softwares livres (e/ou também proprietários) para a sistema operacional Linux.

No mais como não sou um adepto de jogos em computador, estou escolhendo para compor esse upgrade:

, ,

  1. #1 por Fábio Valinhos em maio 21, 2010 - 9:25 am

    Ae ricardo.
    Parabéns cara.

    Nada como uma máquina nova para estimular nossos espíritos geekianos..ehheh

    estou que nem vc também, armando minha estratégia para montar meu novo desktop.

    depois com o tempo eu comento isso.

    73 55

  2. #2 por Ogami em maio 24, 2010 - 4:13 pm

    Eu estava la \o/

  1. Upgrade do meu desktop, recuperando dados de HD – 2ª parte « Informe Aberto

Deixe uma resposta

